quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Pokebola


      Calma, caro leitor, essa postagem não é sobre os 9.999 tipos de pokemons, também não é sobre o novo jogo para 3DS. O que vos trago é uma coisinha que a psicologia chama de Zona de Conforto. Você já ouviu falar sobre?
      Pois bem, Zona de Conforto é aquele espaço quadrimensional onde reserva a sua preservação. Possuem dois aspectos que se desvinculam entre físico e psíquico, geralmente essa separação tende a criar na pessoa uma definição natural do que lhe é mais confortável, pendendo sempre a Zona de Conforto psíquico a um trabalho mais perspicaz de auto-controle.
      Tal espaço físico pode ser um local propriamente dito, como um quarto, um canto da sala, um leve mergulhar na banheira, uma sombra sob o coqueiral... Realmente é um espaço que te trás proteção ou sentimento de segurança. Fato interessante é que existe um tipo de criatura que trás essa sensação de segurança em braços largos, o que é sempre bom um encontro com esses seres, mas nem sempre eles estão por perto, logo torna-se válido o retorno ao ponto de restauração da ordem psíquica, a Zona de Conforto física.
      As muretas mentais que construímos através de marcas como traumas ou antipatia social, nos dá carga para uma preservação psicológica. É como ouvir uma música favorita mentalmente enquanto toca uma música que você odeia no mundo físico, ou então você ler os lábios do apresentador da tv muda em plena fila do banco só para não ter o SmallTalk com os membros da fila. A segurança mental vai muito além disso, a Zona de Conforto mental é, quando muito bem escupida, um cofre de segurança máxima extrema, onde só existe seus pensamentos e você mesmo que o mundo exploda.
     As Zonas de Conforto é um refúgio para tudo aquilo que nos faz mal e que nos abalam, isso não quer dizer que tudo o que nos tirar da normalidade nos vá fazer correr para a tal zona, muito pelo inverso. As ZC's são utilizadas em casos extremos ou de ultimo recurso, por isso que não é natural ver alguém em uso da ZC mental, e bem mais natural a fuga para nosso lugar de evasão do stress comum, a busca da ZC física é bem mais prática.
      
     

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas o céu

Foto por @sanamaru O amargo remédio se espreme goela abaixo, a saliva seca e o gosto de rancor perdura por horas. Em vez de fazer dormir ele...