quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Couches


       A nossa formação instrucional nos delimitou vários aspectos classificatórios para que didaticamente ou cientificamente, fosse mais propenso ao entendimento. Tudo tem sua classificação, fases ou camadas. Isso é fato comprovado cientificamente por mim, dou-te exemplos:

1) A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera;
2) A água possui três estados básicos sendo: Sólido, líquido e gasoso;
3) A pele apresenta duas camadas: a epiderme e a derme;
4) A terra tem estruturalmente: a crosta, manto e núcleo;

     Cada parte dessas camadas classificatórias têm suas próprias características e usos, sendo também necessário frisar que tem outras camadas dentro dessas camadas. Uma anatomia analógica sempre se faz presente ao abordar trajetos específicos como este, tanto é que a personalidade humana possuem várias facetas.
     Se desde sempre tomamos conhecimento que nada é apenas o que nos apresentam, por quê algumas pessoas fazem questão de ter a aparência psicovisual como sendo a única e verdadeiramente constante? É diminuto o intelecto daqueles que tomam por julgar e definir padrões personalísticos em um único contato com o ser e deste não esperar nada além do que vê. Autores dizem que a personalidade comportamental segue uma regra de três peculiares aparições tidas como Ego, Alter-Ego e Id, outros porém, acreditam que há doze maciços pilares da personalidade que identificam as bases da capacidade do indivíduo, sendo esses a Astrocaracterologia, Temperamento, Cognição, História pulsional, Ego, Vocação, Papéis Sociais, Síntese Individual, Personalidade Intelectual, Eu transcendental, Personagem e o Destino final.
     Faz-se mister, uma exegese sobre estes assuntos, o que farei em outras situações, mas por agora acredito que tenha te convencido em não ser leviano e julgar uma pessoa por simples infantilidade de construção intelectual própria. Dê sempre ao outro, seja ele quem for, a oportunidade da dúvida e credibilidade no empírico convívio com o diferente.
     Expectativa gera frustração, cansei de falar. Não há nada que possa te surpreender em alguém se sempre você lembrar que somos todos viventes no mesmo mundo de possibilidades e que somos capazes de qualquer, eu disse QUALQUER coisa, tanto boa quanto ruim. De todo e certo modo é geralmente bom, sabermos onde e como estamos lidando com cada caso que nos apresentam, por isso, conheça-se. Só um bom conhecedor de si poderá identificar as várias camadas das várias personalidades e saber lidar com cada qual, ajudando-se e ajudando outrem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas o céu

Foto por @sanamaru O amargo remédio se espreme goela abaixo, a saliva seca e o gosto de rancor perdura por horas. Em vez de fazer dormir ele...