segunda-feira, 9 de julho de 2012

Popularidade



       Bom, de acordo com o velho Aurélio e suas ajudas ao blog, popularidade é: Caráter de uma pessoa que tem as simpatias do povo; estima pública. Qualidade do que é popular. Estima geral. Onde exatamente encaixa esse tema em uma pessoa? Dependendo do tipo de pessoa e seu caráter propriamente dito, essa tal popularidade pode ser boa, muito boa, desagradável e/ou detestável. Popularidade é adjetiva que vaga entre as qualidades e defeitos de uma pessoa, sem ao menos vincular ao seu objeto material, ela oscila sempre pendendo ao seu comportamento geral.
       Vale a distinção entre popularidade e indicação, onde uma é status quo e a outra é ação vinculadora. Uma pessoa pode não ser popular e ter contatos de indicação, ao mesmo tempo que uma pessoa pode ser muito popular e não ter indicação alguma. O mais comum é ter os dois de forma (quase) equivalente. Porque uma pessoa popular tem o poder natural de influenciar outras pessoas que a vê como pilar social de controle e manifestação cíclica de vontades, ou seja, aquela pessoa consegue formar pensamentos e tendências em seus círculo social, podendo massificar e disseminar suas ideais e vontades.
       A agradabilidade de uma pessoa não é causa de popularidade, se fosse assim muitos jantares ou reuniões só teriam pessoas fortemente queridas, mas saiba que sempre, eu disse SEMPRE, tem alguém insuportável em lugares diversos. E sim, qualquer pessoa pode ser tão popular quanto intragável, mas o respeito pondera as situações, já que ninguém é obrigado a conviver com ninguém que não gosta, mas caso o tenha que fazer, o respeito pode amenizar as situações difíceis. 
       Fama não é o mesmo que popularidade. Em sentido rotulatório, fama é subjugável: "Ela tem fama de piriguete/ Ele tem fama de galinha". Tal como "Ele é famoso por cozinhar bem/ Ela tem fama de ser boa condutora". Percebe-se aí, claramente, que a fama é como um resumo consensual que rotula, define, engloba determinados valores para uma tal pessoa, variando também o valor entre bom ou ruim.
       Ser popular, ter indicação ou ser famoso, todos são atributos de classificação social. Apenas as ações do indivíduo são consideradas, depois somadas com seus pensamentos, linhagem e por fim, o próprio comportamento. É uma tarefa um tanto complexa manter parâmetros aceitáveis de popularidade, dar atenção à todas as pessoas, polpar sentimentos, mudar atitudes e concluir em uma pessoa popular bem-quista por todos.
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas o céu

Foto por @sanamaru O amargo remédio se espreme goela abaixo, a saliva seca e o gosto de rancor perdura por horas. Em vez de fazer dormir ele...