domingo, 29 de julho de 2012

Efeito Microondas


       É sabido que a tecnologia high-tec, fundidos pelos ideológicos pós-industriais, tornou o sistema de capitação de valores muito mais requisitado do que os meios sociais e/ou monárquicos como era tido pela burguesia emergente. O capitalismo, como movimento popular atual, nos trás um tipo diferente de valoração, acreditando que a humanidade estaria preparada para tal conceito.
       Em meados do século passado, o complexo institucional chamado família sofrera várias mutações e transformações, sendo mastigado pelo conservacionismo e costurado retalhadamente pelo novo pensar da Geração X. Essa geração, que sucedeu da geração Coca-Cola, trouxe uma nova forma de confrontar o mundo e firmar-se neste. Algumas dessas operações  revolucionárias trouxeram grandes benefícios, outras nem tanto.
      Naquele momento não havia grande possibilidade de concorrência, os recursos ainda eram escassos e a procura era demasiado lenta. Quando se comprava algum móvel ou imóvel, dava-se a este todo o cuidado que poderia existir, para que ele permanecesse em boas condições o máximo de tempo possível. Durabilidade era a chave do atrativo, já que a fonte de renda quase sempre era provida pelo patriarca e a alimentação e transporte eram prioridades, porém os preços eram altíssimos.
       Quando algum utensílio ou aparelho familiar quebrava ou queimava, iam para o conserto. O apreço e apego ao material era convencionado as emoções e vivências que aquele objeto tinha ofertado. Desfazer-se de algum eletrônico ou comprar um novo, era como a morte e nascimento de um ser, respectivamente. Entretanto, com as facilidades do mundo globalizado, somado a livre concorrência e os investimentos em tecnologia impossível, tudo mudou.
   A tradição comercial ficou dinâmica e com isso o fluxo de capital aumentou monstruosamente, fazendo com que o investimento em novas tecnologias e pessoas capacitadas fossem primordiais. Criou-se o termo genérico para as coisas similares e o similar para as coisas quase genéricas, os importados ganharam força junto a brasilidade da compra e venda.
       Acostumamos a ter as coisas práticas e funcionais, tanto é que às vezes é mais cômodo comprar algo novo do que levar o antigo à assistência técnica e esperar por até 60 dias pela peça de reposição. Fato que o dia ficou curto e as responsabilidades (sejam elas quais forem) aumentaram, mas isso não nos pode lançar a perspectiva de que tudo é substituível.
     Encontrar alguém para um relacionamento sério, é tarefa quase desastrosa. Alguns simples conceitos fundamentais deságuam no Efeito Microondas, digo efeito por ser algo momentâneo, de fase, e sendo passageiro transforma-se em algo não tão leviano. O efeito microondas funciona da seguinte forma: 
          Antigamente, quando o microondas fora lançado, ele era tido como incrível máquina que mudaria a forma de cozinhar, abandonando o forno elétrico que custava muita energia e demorava muito para dar aos pratos o aquecimento necessário. Todo mundo queria ter um microondas, porém era um pouco caro para investir desnecessariamente. Quem podia comprar, o comprava e era feliz. Quem não podia comprar, aguardava uma promoção boa para tê-lo em mãos. De fato as coisas foram avançando, sendo lançado vários modelos e assim, houve de fato a concorrência que fez o preço do microondas cair drasticamente, mas o problema não estava aí mas sim quando o microondas apresentava defeito, quando ele quebrava. O conserto era tão penoso pro bolso que era muito mais fácil comprar um microondas novo, mais moderno e de melhor capacidade de aquecimento e volume cúbico.
       Do mesmo modo acontece hoje com as pessoas. Quando os problemas do casal começam a emergir ou a diferenças começam a incomodar, não há muita paciência para levar esse relacionamento para o nível de assistência, no qual é necessário muita conversa e compreensão para que as coisas voltem ao normal e se desfaça de vez, mas mesmo que se desfaça houve ali muita luta pelo sentimento naquele investimento. Como sabemos, antigamente era demorado para se ter o sentimento real e completude, por isso era salvo todo o investimento que seria aplicado ou que já estava sendo. Quando esse investimento não é mais compatível com o apreço de esperar ou se entender, é mais prático ir para algo novo, um novo modelo com melhor capacidade e volume, sejam eles físicos, financeiros ou psico-espirituais.

       Por fim, apenas um aviso: Não reclame da qualidade o que você comprou na "promoção".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas o céu

Foto por @sanamaru O amargo remédio se espreme goela abaixo, a saliva seca e o gosto de rancor perdura por horas. Em vez de fazer dormir ele...