terça-feira, 19 de abril de 2011

Avareza


Dinheiro não muda você, ele muda as pessoas ao seu redor.

A concepção cristã, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse deus.
Avareza, no cristianismo, é sinônimo de ganância, ou seja, é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. Mais caracteristicamente é um desejo descontrolado, uma cobiça de bens materiais e dinheiro, ganância. Mas existe também avareza por informação ou por indíviduos, por exemplo.
Para o avaro, os bens materiais deixam de ser um meio para aquisição de bens e serviços e para a satisfação das necessidades, mas um fim em si.
Engana-se aquele que pensa que avarento é o mão-de-vaca, o mão-fechada e/ou similar, também considera-se mas é por outro modo. O egoísmo presente nesse pecado é tão fortemente notado, que nada que ele não compre, use, ou mostre de material, é tido como insignificante, o verbo aqui é o "eu quero", não importa como.
Ter rios de dinheiro não é tão importante se você não tem pra quem mostrar, não é mesmo?
[em construção/ aguardando resultados de testes]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas o céu

Foto por @sanamaru O amargo remédio se espreme goela abaixo, a saliva seca e o gosto de rancor perdura por horas. Em vez de fazer dormir ele...