sábado, 19 de março de 2011

Lua Cheia 125%





A super Lua Cheia no perigeu dura a noite toda. É só esperar a Lua nascer e acompanhá-la até o outro lado quando o dia clarear.
Mas você já deve ter notado que quanto mais perto do horizonte, maior é a sensação de tamanho da Lua. Não é mesmo?

Isso é, na verdade, uma ilusão. E ocorre porque a Lua, por trás da paisagem superficial terrestre, parece ser muito maior. É uma interpretação subjetiva do nosso cérebro. Mas o efeito prático é bem bacana! A foto acima que mostra a Lua Cheia nascendo por trás do templo de Posseidon em Atenas, Grécia, é bem didática e comprova o que estou dizendo. Em comparação com o templo a Lua parece ser gigante, não é mesmo?

Na verdade, quando a Lua está a 90 graus do horizonte, no ponto mais alto do céu, ela fica ainda mais perto de um observador O na superfície da Terra. Para entender melhor como pode ser isso, veja a ilustração a seguir que, de propósito, está fora de escala.

Enquanto isso no lustre do castelo... tento arrumar pessoas para fazer o deslumbre lunar de hoje. É importante pra mim essas coisas naturais, não sei para você. Gosto de contemplar a plenitude do criador, desde um inseto até os astros.

2 comentários:

  1. A lua cheia têm o poder de transformar minhas noites. Ela nunca termina no horizonte... ela entra pelos olhos e fica bem dentro da gente

    ResponderExcluir
  2. Essa super lua cheia foi uma das coisas mais belas que eu já vi,já tinha visto em fotos mas ao vivo foi perfeito!

    ResponderExcluir

Apenas o céu

Foto por @sanamaru O amargo remédio se espreme goela abaixo, a saliva seca e o gosto de rancor perdura por horas. Em vez de fazer dormir ele...