quinta-feira, 31 de março de 2011

Inveja


 Uma das coisas mais repugnantes que eu considero como defeito da personalidade humana, é a inveja. No grau mais elevado deste pecado capital, a inveja se torna obsessiva e destruidora, podendo assim, ser mais egoísmo do que a própria inveja.

 Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem.

A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".

Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.
 Embora todo ser humano, em algum momento de sua vida tenha esse sentimento, seja ele latente ou oculto, é possível você transferir ou viabilizar de uma maneira que não os torne perversos. Conheço muitas pessoas que são tão invejosas que perderam sua individualidade, tendo como padrão de personalidade o 'copiar', o interesse pelo outro, a pura inveja de ter, de ser, e de até sentir, mas isso não os tornam desprezíveis ou exclusíveis. Todo ser é passível de transformação, seja de forma externa (com a nossa ajuda) ou interna (sentido empírico).

Um comentário:

  1. Nem avisa que postou né!? pregooo!
    Tá falando de mim né!? skapskoaksaskoaksoaksoa
    [só zuando pow] Mas uma vez tá massa!
    Muiito boa a frase do final (todo se humano é pássivel a transformações..)
    Coisas que só Kristianno Tenório pode fazer.

    ResponderExcluir

Apenas o céu

Foto por @sanamaru O amargo remédio se espreme goela abaixo, a saliva seca e o gosto de rancor perdura por horas. Em vez de fazer dormir ele...