Ego(...)



Muitos autores dedicam-se ao estudo do ego procurando estabelecer as diferenças entre o ego, enquanto instância psíquica e o ego como pessoa, como “eu”, como objeto de amor para o próprio indivíduo, investido de libido narcísica. O ego possui um conceito muito estreito com o conceito de consciência.

O ego é uma instância psíquica como o id e o superego. Do ponto de vista tópico, a psicanálise refere-se ao ego como mantendo uma relação de dependência com as reivindicações do inconsciente e com a censura exercida pelo superego e pela realidade, tendo uma autonomia relativa. Freud define o ego sob o ponto de vista dinâmico como defensor da personalidade, na medida em que aciona os mecanismos de defesa, que impedem que conteúdos inconscientes e ameaçadores passem para o campo da consciência.

Mas qual seria então a personalidade do meu Ego? Entender é diferente de sentir, como sabemos muito bem no amor, mas quando não sabemos diferenciar o id, superego e o ego fica muito difícil saber quem você é por dentro. Não muito distante disto vem meu egoísmo, no qual não sei em qual das 4 camadas da minha personalidade está mais presente. Seja ele de qualquer modo o egoísmo impera de forma objetiva e taxativa, variando apenas de formas de proceder e causar.

Valendo-se o superego como pacificador de minha mente, líder da minha hierarquia psíquica. 
O superego divide-se em dois subsistemas: o ego ideal, que dita o bem a ser procurado; e a consciência moral (al. Gewissen), que determina o mal a ser evitado.
O superego tem três objetivos:
  1. inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral);
  2. forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional) e
  3. conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ego ideal).

O id (Ele) não tem contato com a realidade, e uma satisfação na fantasia pode ter o mesmo efeito de atingir o objetivo através de uma ação concreta. O id desconhece juízo, lógica, valores, ética ou moral, sendo exigente, impulsivo, cego, irracional, antissocial, egoísta e dirigido ao prazer.
id é completamente inconsciente. Conheceu meu id? Então sabem de quem falo, vê se não se encaixa direitinho na descrição deste "ser". Depois dizem que eu invento coisas...vai entender né?!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça amor nu.

Faça Amor, Não Faça A Barba!

Eu fui à praia sozinho.