quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Monografia e Idéias

Como é difícil passar nas matérias, entender assunto, aplicar no dia-a-dia, ser obrigado a saber tudo, teoria e prática e no fim acabar no dilema de personalidade.
Como assim personalidade? Fácil resposta, já se pegou filosofando sobre tudo, e no fim nada fazia sentido? Pois é, bem-vindo. Fazer monografias é isso.
Um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), nada mais é do que um trabalho do caralho que você faz, sobre determinado assunto. Isso se for realmente você que faz, caso você pague alguém, é só ter dinheiro, e cara de pau.
Monografia é o mesmo que o TCC, a diferença é que é individual e com poucas regras que diferenciam a metodologia ou aspecto de avaliação. Entretanto, é o mesmo trabalho de fazer. Com isso seguimos ao importante, o tema.
O problema do tema é seguir as diretrizes de informação e a delimitação, que se dá na procedência do aspecto problemática, sem citar os fatores de tese de hipótese. Falei grego? Vou explicar em 3 passos:

1- Tema, tem que conter o fato específico que você vai falar, local da pesquisa e possível problema pra resolver. Ex: A Qualidade do Ensino Público Brasileiro

Neste caso o tema óbvio será a qualidade de ensino. O local a ser estudado será o Brasil como Estado, mas poderia ser um estado tipo Bahia ou até um município tipo Atalaia.

2- A problemática você pode deixar implícito no tema, ou destacá-lo.
Ex: Efeito da globalização na economia brasileira.

Neste caso o efeito avaliado implicaria na problemática, podendo ser uma ou várias de acordo com o assunto que queira se abordar.

3- A Hipótese ou Tese de hipótese é justamente a resposta ou solução do problema que foi exposto no trabalho.

Meu problema se consiste, justamente, no tema. Tenho que escolher um tema plausível e com uma problemática não tão massante. Como Direito é um curso topado de perspectivas e teorias, é difícil pegar um que seja "novo" ou pouco debatido. No Brasil tem gente que trabalha só pra fazer isso, ver problemas e soluções e vendê-los em livros. E onde fica nossas idéias? Perguntas e respostas? Aí que vem todo o problema, falar algo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apenas o céu

Foto por @sanamaru O amargo remédio se espreme goela abaixo, a saliva seca e o gosto de rancor perdura por horas. Em vez de fazer dormir ele...